MNBA reabre Galeria de Arte Brasileira do Século XIX
O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram reinaugura no próximo dia 17 de fevereiro, às 18h, a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX, que estava fechada para obras desde 2008. O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.
A restauração contou com o aporte financeiro de instituições e órgãos como a Petrobras, o BNDES, o Banco Itaú, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Turismo, além de recursos diretos do Ministério da Cultura.
Trata-se da galeria de arte permanente mais antiga do Rio de Janeiro e a maior do Brasil, com 2 mil m². Estarão em exibição 230 trabalhos, ou seja, cem a mais do que a versão anterior. A coleção engloba pinturas, esculturas, arte sobre papel e mobiliário, todos restaurados para a mostra.
O espaço foi reformulado segundo um novo conceito crítico e expográfico e vai espelhar uma renovada concepção museológica. A pesquisa realizada buscou os padrões da pintura original.
Entre os destaques estão ícones das artes visuais como Batalha do Avaí, de Pedro Américo (1872/1877); Batalha dos Guararapes (1879) e Primeira Missa no Brasil (1860), ambas de Victor Meirelles.
“Procura-se esboçar nesta galeria o retrato mais aproximado da evolução da arte produzida durante o século XIX no Brasil. Desenrola-se um vasto panorama que narra, pouco a pouco, seus capítulos significativos, compreendidos entre a segunda década do século XIX e os anos iniciais do século XX”, explica o museólogo e curador do museu, Pedro Xexéo.
Data: 17 de fevereiro (para convidados), às 18h
Visitação: a partir de 18 de fevereiro
Horário: terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado: das 12h às 17h
Endereço do MNBA: Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)
Site: www.mnba.gov.br
Na volta às aulas, os museus do Ibram matam a saudade de um de seus maiores públicos: os visitantes escolares. E, para atender a esse público especial, as instituições preparam diversas atividades que potencializam a sua dimensão educativa, abrindo-se à curiosidade dos estudantes e aliando conhecimento e diversão.
O ambiente estimulante dos museus propicia o desenvolvimento de habilidades, a experimentação, a argumentação crítica e a discussão de temas relevantes para a sociedade. Neste período de início de ano letivo, as visitas e as atividades oferecidas pelos museus são boas opções para explorar os espaços museais e todo o seu potencial criativo, ampliar o exercício da cidadania, conhecer novos temas e assuntos interessantes.
São várias as possibilidades educativas dos espaços museais. Os profissionais de museus e os professores sabem reconhecer este universo e fazem com que a tão esperada visita se transforme em divertimento e proporcione a aprendizagem. Além de contribuir para a interação dos estudantes e a ampliação de possibilidades pedagógicas, a visita ao museu também pode ser um estímulo para levar a prática museológica para as escolas e fazer dessa experiência algo ainda mais vivo e em movimento.
FONTE: http://www.museus.gov.br/ibram/pag/boletim.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário