sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OBRAS..GATOS



          Por muito tempo a arte faz parte da vida, mudando totalmente a visão das coisas compartilhando assim conhecimentos, estimulando capacidades, transformando e despertando os sentidos para a criação. Portanto o processo artístico foi o primeiro passo que a artista desenvolveu em suas obras, juntamente com a abstração  de animais , objetos, pessoas e paisagens.
          Suas pesquisas iniciaram  na universidade através   do curso de Artes Visuais, onde contextualizou suas obras  com vários artistas na história da arte: Aldemir Martins, Paul Klee, Kandisnky, Mondrian entre outros, tendo como referência a Arte Abstrata.
          A abstração veio como complemento por representar para a artista, um reflexo da época em que se vive, e o  modo como as pessoas  vivenciam seu cotidiano.



Referências Obras de: Aldemir Martins, Paul Klee e Kandinsky...



 PERFIL

INSPIRADORES DAS OBRAS

GATO UBYLI  COM 03 MESES...





IN MEMORIAM  Junho/2011 
 16 anos DE IDADE
Raça: Siamês   







GATO WYLLON COM 03 MESES...









IN MEMORIAN  Julho/2011
14 ANOS DE IDADE
RAÇA  ANGORÁ


     


                                                     



IN MEMORIAM  Jan/ 2008
Raça: Siamês  Idade 12 anos








ACERVO  FOTOS



MÃE DO GATO WYLLON





 UBYLI  E  WENDY...




GATA MEG  C/ UBYLI







  ENSAIO FOTOGRÁFICO C/  UBYLI - WILLON - WENDY








  






ESTUDOS / GATOS
Lápis,caneta esferográfica,lápis aquarelável s/ papel e vegetal, negativo/positivo....
   
           Este trabalho tem por objetivo demonstrar de como trabalhar o artista no contexto da sala de aula para despertar no aluno a percepção de que uma obra de arte, muito mais do que um desenho, uma pintura, uma gravura , uma escultura entre outras, é a síntese de vivências que marcaram o artista acompanhada das características de um determinado contexto histórico.



Detalhes de seus quadros..


  Contextualização com a linguagem visual, onde se define pela monocromia das cores primárias e secundárias.



EXPOSIÇÕES  E OFICINAS
                     
Oficina Desenho



Espaço Pousada Sesc -Lages



Artista autografando trabalhos dos alunos...






Visita  a exposição e jogos na escola



   






LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Trabalhos de alunos  elaborados na: GRAVURA










......  no MOSAICO
 



... na PINTURA

  
VISITAS



 Artista na escola e em seu  Atelier...
 


REPORTAGENS



Exposição  PERDIGÂO/ Lages SC
 


Exposição CAV/ Lages SC

 



Trabalho elaborado Escola Penha Lages/ SC
   




Exposição  Espaço Cultural Super Center Angeloni  Lages SC
 


 PRETEXTO FOTOGRÁFICO - GATOSS




Exposição Coletiva / 2009  SESC
 

CURIOSIDADES



Nascida em Blumenau, em 22 de março de 1882, filha do comerciante e cônsul da Alemanha, Victor Gaertner, conviveu muito pouco com o pai, que veio a falecer quando ela tinha seis anos de idade.
Em sua época de juventude, os sonhos de uma jovem de sua idade estavam voltados para o casamento. No entanto, os de Edith foram canalizados para uma força maior que lhe despertou outras aspirações. A veia artística prevaleceu. Com o falecimento da mãe, em 1900, Edith procurou dar novos rumos à sua vida. Dotada de temperamento independente, espírito vivo, desembaraçado, e possuidora de um charme cativante, com 20 anos viajou sozinha para Buenos Aires, onde residiam um irmão e uma irmã. Trabalhou como governanta de uma família numa fazenda do Uruguai e permaneceu no emprego por aproximadamente um ano.
O grande sonho de Edith era o teatro. Na Argentina conheceu Elenora Duse, atriz de renome que fazia uma turnê em Buenos Aires.
Apoiada pelos irmãos, Edith viajou para a Alemanha, onde cursou por um período de quatro anos a Academia de Arte Dramática, em Berlim.
Viajou por toda a Alemanha e principais cidades da Europa, trabalhando em peças nos mais renomados palcos de teatro de Viena, Dresden, Leipzig e outros. Suas interpretações foram sempre bem recebidas pela crítica que a destacava pela excelente dicção e expressão mímica.Do repertório das suas representações constam peças de Goethe, Schiller, Molière, Shakespeare e outros expoentes do mundo das artes cênicas.
Pouco ou quase nada se sabe do cotidiano de Edith Gaertner na Alemanha. Os registros fotográficos mostram uma mulher voltada para o mundo artístico. As duas décadas que conviveu com o mundo cultural europeu transformaram-na numa mulher independente, habituada a tomar as suas próprias decisões.
Retornar a Blumenau, em 1924, foi uma contingência do destino. A doença dos irmãos solteiros, Erich e Arnold, fizeram-na abandonar a carreira artística para administrar a casa.
Naquela época a Alemanha vivia os efeitos do pós I Guerra Mundial e da grande crise econômica que atingiu o país. Edith voltou à Alemanha em 1928 e permaneceu naquele país por mais de um ano. Visitou amigos e reviveu sua época de teatro (e, comentam, foi atrás de um amor antigo) .
Viajou em seguida para a Argentina, em visita à irmã que lá residia, permanecendo por vários meses. Retornando ao Brasil modificou radicalmente os seus hábitos e estilo de vida.
Do constante e assíduo contato com o público, preferiu refugiar-se no silêncio da sua propriedade, entre livros, animais, o grande jardim e o verde do parque nos fundos da casa. Suas relações de amizade estavam restritas a determinadas famílias.
Neste período Edith desenvolveu um grande apego aos animais, em especial os Gatos. Quando algum deles morria eram enterrado, com direito a funeral e cortejo fúnebre, nos fundos de sua casa, onde hoje fica o único Cemitério de Gatos do Mundo. Lá estão enterrados nove gatos: Pepito, Mirko, Bum, Peterle, Musch, Schnurr, Sittah, Putze e Mirl.
O lugar é lindo, pesado, solitário, desolador e extremamente humano. E estranho.



Arquivos Fotos de seus Gatos  na Biblioteca  local - Blumenau
 





Gato Peterle angorá de estimação de Edith
 


Detalhe ....mensagem






EU ESTIVE LÁ!
em 2007
  VISITE...


O Museu da Família Colonial, situado na cidade de Blumenau SC, objetiva mostrar às atuais gerações como vivia uma família de classe média alta nos primeiros anos da colonização da cidade.














  



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário